Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Você só conhece o nhoque de batata? Veja outras 8 versões italianas autênticas

18 de julho de 2025

Por Galbani

O nhoque é, sem dúvidas, um dos maiores clássicos da culinária italiana! Leve, gostoso e versátil, pode ser servido com uma série de molhos e acompanhamentos. Tradicionalmente, ele é preparado a partir de uma mistura de batata com farinha. Sabores como nhoque à bolonhesa ou nhoque ao molho pesto são alguns exemplos de receitas que são sempre sucesso garantido, seja em um almoço em família ou jantar especial. 

Porém, se você for do tipo que adora inovar na cozinha, saiba que existem inúmeras outras maneiras de servir esse prato típico italiano. Algumas delas são tão originais que conseguem deixar qualquer um encantado com sua criatividade e sabor. Veja a seguir uma lista com 8 tipos de nhoques italianos que fogem totalmente do comum para você se inspirar!

1) Nhoque de abóbora

O nhoque de abóbora é a opção ideal para quem quer realmente impressionar com seus dotes culinários! Nessa versão, a batata é substituída pela abóbora misturada com farinha de trigo. A massa é cortada no mesmo formato do nhoque e servida com molhos variados (molho de tomate ou de manteiga são ótimas sugestões). O sabor fica bem docinho e terroso, com um suculento toque aromático. Visualmente, o resultado é impressionante: um nhoque alaranjado que rouba a cena na mesa! A receita é ideal para um jantar especial em dias frios, criando uma refeição rústica e deliciosa. 

2) Nhoque de ricota com espinafre

Apesar de ser uma receita mais popular, o nhoque de ricota com espinafre também traz originalidade para a refeição por ter um sabor extremamente suave e fresco. Ideal para os dias quentes de verão, esse prato é a prova de que as massas também podem ser leves. Ele é feito à base de um creme de ricota misturado com espinafre, criando um sabor herbáceo e uma textura super macia. O resultado é espetacular!

Veja também: Quais são os melhores molhos para nhoque de batata?

3) Nhoque de batata-roxa

O nhoque de batata-roxa é mais uma ideia perfeita para quem quer fugir totalmente do comum! Seu preparo é igual ao da receita tradicional, mas o uso da batata-roxa proporciona uma linda cor roxa que deixa a apresentação impecável! A massa é um pouco mais densa por causa do novo ingrediente, enquanto o sabor ganha um toque terroso com um fundo adocicado. Sem dúvidas, é uma receita de nhoque criativa!

4) Nhoque alla Romana

O Nhoque alla Romana é uma receita clássica na Itália, mas pouco comum no Brasil – ou seja, perfeita para inovar e encantar todo mundo! A batata é substituída pela semolina do trigo, enquanto a farinha de trigo com ovo é trocada pela mistura de leite, manteiga, gema e parmesão para dar liga. Essas mudanças fazem com que o Nhoque alla Romana seja mais cremoso e amanteigado ao paladar. 

5) Nhoque de Abobrinha 

Gostoso e saudável, o nhoque de abobrinha é perfeito para quem adora massas e não quer sair da dieta. Nessa receita, a abobrinha é misturada com a farinha para chegar na consistência de nhoque tradicional. O prato fica bem suave e fresco, com uma textura ainda mais leve que a da receita original. O nhoque de abobrinha é a melhor pedida para um jantar vegetariano, um almoço leve em dias quentes ou para quem segue uma dieta low-carb.

6) Nhoque de batata com farinha de castanha

Famosa nas regiões mais montanhosas da Itália, o nhoque de batata com farinha de castanha é a pedida perfeita para os dias frios de inverno. O preparo é igual ao da receita original, contando apenas com a adição da farinha de castanha (que pode ser de castanha-do-pará ou castanha portuguesa). Esse ingrediente extra garante uma textura crocante e granulada, mas sem acabar com a tradicional maciez do prato. O sabor final é levemente terroso e amadeirado, trazendo um toque rústico e especial ao nhoque.  

Veja também: Como fazer nhoque: tipos de massa, molhos e queijos para harmonizar

7) Nhoque de Beterraba 

O nhoque de beterraba é mais uma ótima sugestão para compor um menu bem colorido, criativo e original. A inclusão do ingrediente deixa a massa com a cor roxa, criando uma apresentação única e totalmente fora do comum. O prato ainda ganha um sabor levemente doce e terroso. Pode ter certeza que o nhoque de beterraba é sucesso garantido!

8) Nhoque de Ervilha 

Por fim, mais uma ótima ideia de receita vegetariana e divertida: nhoque de ervilha! Esse novo ingrediente traz um toque fresco e adocicado ao prato, inovando totalmente o resultado final. Leve, cremosa e ainda mais macia que o nhoque tradicional, a receita se destaca pela cor verde que chama atenção em qualquer mesa. Pode ter certeza que o nhoque de ervilha vai incrementar totalmente sua refeição leve e criativa!

Finalize o nhoque italiano com Queijo Parmesão Galbani!

Cada receita de nhoque italiano tem sua particularidade, mas todas têm algo em comum: ficam mais gostosas com queijo parmesão! Esse ingrediente sempre faz sucesso na finalização de massas, pois traz textura e sabor ao prato. Como o nhoque é uma autêntica receita italiana, nada melhor do que escolher o Queijo Parmesão Galbani, marca número 1 de queijos na Itália, para acompanhar! Ele se destaca pelo sabor intenso e levemente adocicado, além da textura crocante que eleva o nível de qualquer prato. 

Existem três possibilidades para você escolher na finalização do nhoque. O Queijo Parmesão Ralado Galbani já vem cortado em tirinhas para facilitar o uso no dia a dia. Já o Queijo Parmesão Fracionado Galbani permite que você rale no formato e espessura que desejar, trazendo autonomia no preparo. Por fim, o Queijo Parmesão Cilindro Galbani é retirado da parte mais nobre da peça, o que garante um sabor mais marcante e uma textura macia que facilita na hora de ralar. O resultado é tão espetacular que consegue trazer elegância e sofisticação para qualquer receita – incluindo todas essas variedades de nhoques italianos!

Veja também: 6 motivos para usar o queijo parmesão cilindro

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito