Poucos doces italianos são tão irresistíveis quanto a torta tenerina, uma sobremesa tradicional da cidade de Ferrara, no norte da Itália. Conhecida como o brownie italiano, possui aquela casquinha delicada por fora e o interior úmido, macio e super chocolatudo. A torta tenerina é perfeita para acompanhar um café, servir em ocasiões especiais com uma bola de sorvete de creme ou baunilha, ou para simplesmente adoçar o dia!
A seguir, confira um modo de preparo muito simples desse prato italiano!
Confira mais: Essas são as sobremesas italianas mais tradicionais na Páscoa
O que é a Torta Tenerina?
A torta tenerina é uma sobremesa típica da região da Emília-Romanha, famosa por seu sabor intenso de chocolate meio amargo e textura cremosa. O nome “tenerina” vem de tenero, que significa “macio” em italiano, e descreve perfeitamente a consistência dessa sobremesa clássica.
Diferente dos bolos tradicionais, a tenerina não leva fermento. Isso faz com que o centro da massa fique bem denso e úmido, lembrando muito o clássico brownie americano (mas com um toque mais refinado e menos doce).
Como fazer Torta Tenerina italiana? A receita é simples
A receita de torta tenerina é simples e leva poucos ingredientes. O segredo está no equilíbrio entre o chocolate e a manteiga! Veja como preparar essa sobremesa clássica em casa:
Ingredientes
- 200g de chocolate amargo de boa qualidade
- ½ xícara de Manteiga Galbani sem Sal em ponto pomada
- 3 ovos grandes separados
- ½ xícara de açúcar
- ⅓ xícara de farinha de trigo
- ¼ de colher de chá de sal
- ½ colher de chá de extrato de baunilha
- 2 a 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro para finalizar
Modo de preparo
1) Preaqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma forma de fundo removível ou uma assadeira de cerca de 20 cm de diâmetro;
2) Derreta o chocolate e a manteiga no micro-ondas ou em banho-maria. Deixe esfriar e reserve;
3) Bata as claras em neve em uma outra tigela até ficarem firmes. Reserve;
4) Em uma tigela grande, bata o açúcar e as gemas até obter um creme leve e fofo;
5) Adicione a mistura de chocolate resfriada ao creme de gemas e mexa delicadamente;
6) Adicione a farinha, o sal e a baunilha, e bata até incorporar;
7) Junte as claras em neve delicadamente e misture bem;
8) Despeje a massa na forma untada e asse por aproximadamente 25 a 30 minutos;
9) A torta tenerina estará pronta quando se formar uma crosta rachadinha na superfície e começar a rachar. Você também pode inserir um palito no centro; se sair limpo, está pronto;
10) Deixe o bolo esfriar completamente e, em seguida, polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.
Como servir a Torta Tenerina?
A torta tenerina já é deliciosa por si só, mas pode ficar ainda melhor com alguns acompanhamentos: no verão, uma bola de sorvete de creme ou baunilha realça o sabor intenso do chocolate. Frutas vermelhas frescas, como morangos ou framboesas, são perfeitas trazem acidez e leveza ao prato! Na Itália a torta tenerina é servida em confeitarias ainda quente, principalmente no outono e no inverno. Sirva a torta tenerina em uma ocasião especial para finalizar uma refeição com chave de ouro e um toque sofisticado!