Você já reparou como uma simples porção de queijo ralado pode transformar um prato e trazer aquele toque italiano à uma refeição simples? Pois é! Entre tantas opções disponíveis nos mercados, você conhece a diferença entre o queijo ralado na hora e o queijo ralado de saquinho?A seguir, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre esses tipos de queijo ralado, além de respostas para dúvidas comuns sobre armazenamento e conservação. Confira!
O que acontece quando você rala o queijo na hora?
Ao ralar o queijo no momento de servir o prato, o laticínio libera óleos, umidade natural e compostos que não estão mais presentes quando o queijo é processado e embalado. Por isso, quando ralado na hora, o sabor do queijo fica muito mais úmido, e a textura mais macia e o aroma mais intenso!
Além disso, o queijo fresco ralado tem um derretimento mais natural, ideal para finalizar massas, pizzas, risotos, gratinados e sopas. – principalmente se a escolha for um queijo nobre, como o Parmigiano Reggiano Galbani – conserva todas as características e propriedades naturais do queijo, adicionando ainda mais sabor e cremosidade aos pratos!
Confira: Como ralar queijo sem ter ralador? Essa dica simples vai te salvar!
Qual a diferença entre o queijo ralado industrializado e o ralado na hora?
Os queijos ralados industrializados geralmente passam por um processo de desidratação portanto ficam mais firmes e derretem menos sendo bons para finalizar algumas receitas e dar aquele aspecto mais crocante, douradinha, com pontas levemente caramelizadas. Além do fato de já estarem prontos para uso.
O queijo ralado e o queijo parmesão são a mesma coisa?
Não necessariamente. Na verdade, nem todo queijo ralado é feito a partir do parmesão, e nem sempre um queijo parmesão será servido ralado.
Um “queijo ralado” pode se referir a qualquer tipo de queijo que tenha sido processado em forma de pó ou tiras finas e que nem sempre vai ser 100% parmesão. Geralmente, os queijos ralados encontrados nos supermercados são feitos a partir da mistura de uma variedade de queijos. Por isso, é importante prestar atenção nos rótulos e escolher com cuidado seu tipo de queijo ralado preferido.
Já o queijo parmesão é um tipo específico de queijo com sabor fresquinho, salgado e levemente amanteigado. Nos mercados, ele pode ser encontrado em várias formas, como o Queijo Parmesão Fracionado Galbani, ideal para ralar na hora ou adicionar na tábua de frios; o Queijo Parmesão Ralado Galbani, que traz muito mais praticidade para a cozinha; e o Queijo Parmesão Cilindro Galbani – retirado da parte mais nobre do parmesão, o que garante um sabor único, maciez e um toque sofisticado para qualquer ocasião.
Qual é o melhor queijo para ralar? Confira essas opções
O Queijo Parmesão Galbani possui intensidade acentuada, sabor delicioso, salgado e levemente amanteigado. Ele é ideal para ralar na hora em ocasiões mais descontraídas com os amigos e jantares no fim de semana quando o prato principal for uma massa feita para todos.
Para quem busca o mais alto padrão de qualidade, o Parmigiano Reggiano Galbani é o queijo ideal, com um sabor intenso, notas frutadas e toque adocicado. Ele é produzido na Itália seguindo métodos artesanais, feito de forma 100% natural em um período de maturação de pelo menos 12 meses, garantindo uma textura crocante e sabor inconfundível. Além disso, possui o selo DOP (Denominação de Origem Protegida) que garante que o produto foi importado diretamente dos produtores italianos autorizados a fabricar esse queijo.
Saiba mais: Qual queijo é bom para ralar?
Posso guardar o queijo parmesão ralado na geladeira?
Sim, mas é importante manter os cuidados certos para que o queijo não oxida nem perca seu aroma e sabor natural:
- Guarde em potes herméticos (vidro ou plástico bem vedado)
- Evite o contato com umidade e ar
- Use dentro de 3 a 5 dias, para manter frescor e sabor
Onde guardar o queijo ralado depois de aberto?
Tanto o queijo ralado fresco quanto o industrializado devem ser guardados:
- Na parte inferior da geladeira (menos variação de temperatura)
- Longe de alimentos com odor forte
- Em potes bem vedados, de preferência opacos
Se quiser ralar em grandes quantidades, você pode porcionar e congelar, mas saiba que isso pode alterar um pouco a textura – especialmente em queijos secos como o Parmigiano Reggiano.
Quais pratos ficam melhores com queijo ralado na hora?
Veja algumas sugestões que ganham ainda mais sabor com parmesão ralado na hora:
- Massas com molho vermelho, branco ou pesto
- Risotos, especialmente de cogumelos, legumes ou frutos do mar
- Sopas e caldos como minestrone ou creme de abóbora
- Pizzas artesanais e focaccias
- Vegetais gratinados, como couve-flor ou batata
Dica: use lascas de Parmigiano Reggiano Galbani em tábuas de frios com frutas secas, mel e nozes.