Você sabia que o capeletti é uma variedade de ravioli? Pois é! As massas recheadas fazem muito sucesso nos cardápios italianos e elas são muito mais do que simples raviolis. Os preparos das massas são bem mais complexos e divididos em diferentes formatos. A seguir, você vai descobrir qual é a diferença do capeletti para o ravioli e conhecer os tipos de massas recheadas que mais fazem sucesso na culinária italiana.
Saiba mais: Tipos de macarrão: um guia para conhecer melhor as variadas massas italianas
O que é ravioli?
O ravioli não corresponde a apenas 1 tipo de massa. Na verdade, o termo define uma categoria: massas frescas recheadas, que são muito populares em toda a Itália. A palavra vem do verbo “riavvolgere”, que significa “enrolar” ou “embrulhar”, e descreve qualquer massa que envolve um recheio – seja de queijo, carne, vegetais ou até mesmo versões doces. Dentro desse grupo de massas frescas recheadas, existem variações regionais, que diferem em formato, tamanho, tipo de recheio e modo de preparo – como o capeletti.
Capeletti é um tipo de ravioli?
Sim! O capeletti ou “cappelletti”, em italiano, é uma versão da família dos raviolis, originária da região da Emília-Romanha. o nome significa “pequeno chapéu”, por causa do formato curvado e pontudo.
Tradicionalmente, o capeletti é recheado com carne suína, presunto cru, queijo ou frango e servido em caldo especialmente em épocas festivas como o Natal.
Conheça os principais tipos de ravioli italianos
Aqui estão os formatos mais populares da culinária italiana, todos pertencentes à família dos raviolis:
Capeletti
- Formato: pequeno e dobrado, lembra um chapéu ou anel
- Recheios comuns: carnes curadas, frango, queijos
- Como servir: geralmente em caldo (capeletti in brodo) ou com molho de queijo

Tortellini
- Formato: anel pequeno e fechado, similar e menor do que o capeletti
- Recheios comuns: carne, presunto cru, mortadela, parmesão
- Como servir: em caldo ou com molho de creme leve

Tortelloni
- Formato: maior que o tortellini, também em formato de anel
- Recheios comuns: ricota, espinafre, queijo, abóbora
- Como servir: com molhos leves, manteiga, pesto ou molho branco

Agnolotti
- Formato: retangular ou em meia-lua
- Recheios comuns: carne assada, vitela, coelho, espinafre
- Como servir: com manteiga, molho de carne ou simples azeite

Afinal, qual a diferença do capeletti para o ravioli?
No fim das contas, não existe exatamente uma diferença entre entre o capeletti e o ravioli. Na verdade, o capeletti é um tipo de ravioli – que nada mais é do que uma categoria de massas recheadas italianas.
O que servir com ravioli e massas recheadas?
Para finalizar e rechear os raviolis, a dica é investir nos queijos Galbani. O Creme de Ricota Galbani é perfeito para rechear tortelloni vegetarianos, trazendo uma textura cremosa e muita leveza ao prato – você ainda encontra na versão tradicional e na versão light, para escolher qual encaixa melhor na sua dieta. Para as finalizações, o Parmigiano Reggiano Galbani ralado traz um sabor intenso, notas trufadas e um toque adocicado – perfeito para ocasiões especiais. Experimente também o Parmesão Galbani, com um sabor fresquinho, salgado e levemente amanteigado.
Confira: 13 receitas para usar o queijo Parmigiano Reggiano além do risoto e da massa