A manteiga é um ingrediente presente em muitas cozinhas brasileiras – seja para passar no pão, refogar, ou dar sabor especial a receitas doces e salgadas, como o Brigadeiro de Queijo ou a Sopa de Cebola Gratinada. Apesar disso, uma dúvida comum entre os consumidores é: preciso tirar a manteiga da geladeira antes do consumo? A resposta depende de como você pretende usá-la e do tipo de manteiga que você tem em casa.
A seguir, te explicamos o porquê da temperatura da manteiga influenciar na sua textura e sabor de algumas receitas, qual é o tempo ideal fora da geladeira (ou se ela realmente precisa ser armazenada na geladeira) e quais cuidados você deve ter para evitar desperdício ou contaminação. Confira!
Por que tirar a manteiga da geladeira faz diferença?
Quando resfriada, a manteiga fica firme e difícil de espalhar, principalmente se você quiser passar no pão no café da manhã ou para preparar uma torrada. Ao ser retirada da geladeira e deixada em temperatura ambiente por alguns minutos, ela se torna mais cremosa e fácil de manusear. Essa mudança de textura é importante para quem deseja usar a manteiga em receitas que pedem consistência macia. Além disso, a manteiga em temperatura ambiente libera mais aroma e sabor, o que realça o prazer no consumo.
Confira em quais tipos de preparações utilizar diferentes temperaturas de manteiga:
- Resfriada: ideal para garantir uma textura leve, crocante ou folhada – os pedaços derretem durante o cozimento criando camadas e bolhas de ar. Receitas: croissants, massas de torta, massas folhadas e biscoitos amanteigados.
- Temperatura ambiente: também pode ser chamada de manteiga em ponto de pomada em algumas receitas, ela é ideal para incorporar aos outros ingredientes de maneira uniforme. Receitas: bolos, buttercream, cookies.
- Derretida: ideal para receitas líquidas, molhos, ou para coberturas. Receitas: massas de panqueca, waffle ou para regar a pipoca.
Manteiga pode ficar fora da geladeira?
Outro fator importante é o tipo de manteiga. A manteiga com sal tem maior durabilidade fora da geladeira, pois o sal age como conservante natural. Já a manteiga sem sal, por ser mais delicada, deve permanecer refrigerada e só deve ser tirada por alguns minutos antes do uso.
Dica: separe pequenas porções para usar no dia a dia, deixando fora da geladeira apenas o necessário.
Como amolecer a manteiga de forma rápida e segura?
Se você esqueceu de tirar a manteiga da geladeira com antecedência, existem alguns truques simples para resolver esse problema. Um método seguro é cortar o pedaço necessário e deixá-lo repousar por 10 a 15 minutos em temperatura ambiente. Outra opção é usar um copo de vidro aquecido com água quente: esvazie o copo e coloque a manteiga ( se for em tablete) dentro dele. Você também pode usar um ralador de queijo para facilitar o manuseio da manteiga gelada.
Invista nas manteigas Galbani para garantir receitas saborosas
Na Galbani, você encontra diferentes tipos de manteiga para acertar no preparo de qualquer que for sua receita. A Manteiga com Sal Pote Galbani e a Manteiga sem Sal Pote Galbani têm um sabor delicado e suave e uma textura cremosa e aveludada. A primeira é ideal para pães e torradas no café da manhã, enquanto a segunda é a pedida certa para receitas doces, como brigadeiros, panquecas e massas de torta.
O pote traz muito mais praticidade para o dia a dia, além de garantir ainda mais durabilidade ao aumento.
A Manteiga Extra com Sal Tablete Galbani é mais encorpada e tem um sabor marcante, ideal para o preparo de receitas densas, como massas de pão, torta e empadão. Já a Manteiga Extra sem Sal Tablete Galbani contém menos aditivos e é indicada para quem quer diminuir o consumo de sal. Ela pode ser utilizada em receitas doces ou salgadas!
A versão em tablete ajuda muito no dia a dia da cozinha, facilitando a medição do ingrediente!