Salpicar queijo parmesão por cima da lasanha antes de ir ao forno é o grande truque para criar aquela casquinha super crocante e dourada por fora. Isso também vale para outras receitas, do escondidinho ao fricassê. Porém, é bem provável que você já tenha tentado essa técnica e, no final, o resultado não ficou como o esperado.
Às vezes a crosta fica branca demais, não derrete totalmente e, ao invés de deixar a textura crocante, ela se torna dura ao paladar. Mas não se preocupe: nós te contamos a seguir o segredo por trás do parmesão no forno perfeito! Com essas dicas, pode ter certeza que o resultado final será super suculento, crocante e saboroso. Confira!
Queijo parmesão derrete?
Antes de tudo, é importante entender que o queijo parmesão não derrete da mesma forma que os outros queijos. Ele é um tipo de queijo naturalmente duro e mais seco. Essa falta de umidade e maleabilidade acabam dificultando o derretimento. Isso quer dizer que, apesar de se deformar e ter sua aparência alterada quando exposto a altas temperaturas, o queijo parmesão nunca vai derreter da mesma forma que uma mussarela, por exemplo. Essa característica estrutural é um problema para quem deseja fazer um queijo quente de recheio super derretido. Por outro lado, é uma grande vantagem para dar crocância a um prato – e é por isso que o queijo parmesão é ótimo para gratinar!
Veja também: Qual é o melhor queijo para gratinar?
Como derreter queijo parmesão?
Como explicamos, é bem difícil derreter o queijo parmesão, mas não impossível. Existe um truque bem simples: ralar o queijo em pedaços extremamente finos! Quanto mais fininho ele for, mais facilmente conseguirá ser incorporado na receita e derreter no fogo. Essa é uma técnica muito usada no preparo de molhos que levam esse ingrediente, como o molho branco. O mesmo vale para pratos gratinados no forno. Basta salpicar o parmesão ralado em tirinhas bem fininhas por cima da receita e levar para gratinar. Mas lembre-se: o queijo provavelmente não vai ficar 100% derretido como uma mussarela, mas vai criar aquela crosta super deliciosa que todo mundo adora.
Como escolher o queijo parmesão para usar no forno?
Existe um segredo que muita gente não dá muita importância, mas que faz toda a diferença na hora de colocar o parmesão no forno: a qualidade do produto. Um parmesão em ótimas condições, ralado bem fininho e preparado de forma minuciosa consegue resultados muito mais satisfatórios. O queijo de maior qualidade tem uma textura fresca e natural, o que facilita na hora de derreter e gratinar da maneira correta.
O Queijo Parmesão Fracionado Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, é uma ótima sugestão para usar em receitas que vão ao forno. Intenso, fresco e levemente amanteigado, ele se destaca pela textura crocante e marcante. Por ser fracionado, você pode ralar na espessura que desejar, garantindo uma finura que facilita na hora de gratinar. Outra sugestão é o Queijo Parmesão Cilindro Galbani. Ele é retirado da porção mais nobre da peça, o que traz um toque extra de sofisticação para qualquer receita. Além disso, sua textura é um pouco mais macia, facilitando ainda mais o processo de ralar o queijo.
Veja também: Como saber se o queijo parmesão é bom? Dicas para nunca mais errar na escolha!
Como ralar queijo parmesão antes de levar ao forno?
Ralar queijo parmesão bem fininho é o grande truque para que ele derreta e gratine com mais facilidade. A boa notícia é que fazer isso é muito fácil! Para chegar na espessura fina, a dica é usar um ralador tipo Microplane ou zester, que é aquele comprido com furinhos pequenos. O ralador médio (comum) também funciona bem. Para ter o resultado perfeito, rale fazendo movimentos leves para frente, sempre de forma delicada e sem colocar muita força. Basta inclinar o queijo em um ângulo de 45º e ralar na diagonal. Uma dica para facilitar a aderência e evitar que o parmesão deslize na sua mão é deixá-lo na geladeira por cerca de 5 a 10 minutos antes de ralar.
Queijo parmesão no forno: veja os cuidados para dourar corretamente
Depois de escolher o Queijo Parmesão Galbani de alta qualidade e ralar bem fininho, é hora de finalmente levar ao forno. Existem mais alguns truques finais que vão te ajudar a ter o resultado perfeito. Para começar, não exagere na quantidade. O queijo em excesso pode acabar queimando ou ficando muito duro. O parmesão já tem um sabor bem intenso, então não precisa usar tanto para garantir que seu gosto fique bem presente.
Outra dica é deixar o forno bem quente, com cerca de 200ºC na hora de gratinar. Por fim, sempre coloque o parmesão com o forno já pré-aquecido. Se ele estiver frio, o queijo vai desidratar lentamente e pode acabar endurecendo e/ou ficando com a textura seca. Em alguns casos, pode até queimar ao invés de gratinar.
Veja ideias de receitas para fazer com queijo parmesão no forno!
O queijo parmesão pode ser incluído em uma grande variedade de receitas que vão ao forno. Um dos maiores clássicos é a lasanha, que ganha uma crosta super douradinha e especial. Fricassê, empadão, escondidinho, frango ao forno, legumes e macarrão gratinado são outras opções que você pode incrementar com um pouco de queijo parmesão por cima, criando um gostinho mais do que especial ao paladar!
Veja também: 11 receitas de lasanha para ocasiões especiais