Queijo fundo direito Queijo fundo direito

O que é molho puttanesca? A história e o sabor intenso de um clássico italiano

19 de novembro de 2025

Por Galbani

O molho alla puttanesca é uma das receitas mais icônicas e cheias de personalidade da culinária italiana. Feito com ingredientes simples – como tomate, alcaparras, azeitonas e anchovas -, o prato se destaca nas mais famosas trattorias por seu sabor marcante, levemente picante e extremamente aromático.

O molho puttanesca é super fácil e versátil de preparar, e combina perfeitamente com massas longas como espaguete, linguine ou bucatini, trazendo um toque mediterrâneo irresistível à mesa! 

Veja também: Cacio e pepe: receita italiana clássica com apenas 3 ingredientes 

O que significa a palavra puttanesca?

A origem do molho puttanesca é um verdadeiro mistério e possui diversas versões. Conta-se que seu nome vem da palavra italiana “puttana”, que significa “prostituta”. Uma das versões mais conhecidas diz que o prato era preparado rapidamente pelas mulheres em casas noturnas de Nápoles e, por isso, tornou-se sinônimo de uma receita prática, feita com o que havia disponível na despensa.

Entretanto, a versão mais aceita da origem desse molho clássico é que seu nome venha de “qualche puttanata” que significa “qualquer besteira” e que ele tenha sido inventado a partir de um improviso na cozinha. 

Independentemente da história, o fato é que, hoje, o espaguete alla puttanesca é um dos pratos mais tradicionais da Itália e um símbolo da cozinha simples, criativa e saborosa! 

O que é o molho puttanesca?

O molho puttanesca é uma explosão de sabores intensos! Sua base é feita com azeite de oliva, alho, anchovas, tomate pelado, azeitonas pretas, alcaparras e pimenta. 

O resultado é um molho rico, encorpado e cheio de personalidade, perfeito para massas e até mesmo para acompanhar carnes brancas e peixes grelhados.

Confira a receita clássica de espaguete alla puttanesca

Ingredientes

  • 200g de massa tipo spaghetti
  • 1 colher de sopa de alho picado
  • 1/2 colher de chá de pimenta calabresa
  • 400g de tomate pelati 
  • 1 colher de sopa de Manteiga extra com sal
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de alcaparras 
  • 2 filés de anchova 
  • 2 colheres de sopa de azeitona preta em rodela
  • 50g de Queijo Parmigiano Reggiano Galbani ralado

Modo de preparo

1) Adicione água em uma panela grande e deixe ferver em fogo alto. Em seguida, acrescente o macarrão espaguete e cozinhe de acordo com as instruções da embalagem até que esteja al dente. Quando estiver pronto, escorra e reserve;

2) Adicione azeite e alho em uma panela aquecida em fogo médio e refogue até dourar. Depois, coloque os filés de anchova e mexa por cerca de um minuto;

3) Acrescente o tomate pelati e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. Em seguida, adicione uma colher de sopa de Manteiga extra com Sal e acerte o sal e a pimenta-do-reino a gosto;

4) Coloque o macarrão já pronto diretamente na panela com molho. Acrescente também 2 colheres de sopa da água do cozimento do macarrão, as azeitonas e as alcaparras;

5) Cozinhe por cerca de 2 minutos, sempre misturando bem para que tudo se incorpore;

6) Coloque a massa em um prato fundo e salpique Queijo Parmigiano Reggiano Galbani para finalizar. Então, sirva o macarrão à putanesca quente!

Saiba mais: Spaghetti alla puttanesca: conheça o tradicional prato italiano 

Como harmonizar o molho puttanesca? Confira como combinar bebidas

Por ser um prato intenso e levemente salgado, o molho puttanesca harmoniza muito bem com:

  • Vinhos tintos italianos de corpo médio, como Chianti ou Montepulciano d’Abruzzo;
  • Espumantes brut, que equilibram a acidez e o sal;
  • Cervejas artesanais lupuladas, para quem prefere algo mais amargo.

Para um toque extra de sabor, finalize a receita com lascas de Grana Padano Galbani, que possui um sabor fresco e adocicado que complementa perfeitamente a acidez do tomate e o sal das anchovas! 

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito