Macarrão carbonara é o prato ideal para uma ocasião especial, uma celebração importante ou simplesmente quando se deseja uma refeição deliciosa e reconfortante. Este clássico da culinária italiana, com poucos ingredientes e preparo rápido, oferece um sabor final intenso e irresistível. Apesar de sua simplicidade, é bem fácil que o preparo desande. Há um erro bastante comum que muitas pessoas cometem ao fazer molho carbonara, mas que é facilmente evitável. Saiba como!
Qual o segredo da carbonara? Veja erro muito comum no preparo!
O erro mais comum no preparo do molho carbonara está no uso de um ingrediente: o ovo. Ele pode facilmente talhar e perder cremosidade, comprometendo o resultado final. Geralmente, isso acontece por causa de dois erros muito simples. O primeiro é usar a clara do ovo, quando o ideal é empregar apenas a gema. Ela confere mais cremosidade ao prato, enquanto a clara o torna mais líquido. Como o molho carbonara deve ser cremoso, use somente a gema ou uma proporção maior de gemas em relação às claras. Já o segundo erro é adicionar o ovo diretamente na panela quente, o que resulta em uma textura de ovos mexidos, inadequada para o carbonara.
Como não talhar o ovo na carbonara?
Agora você já sabe quais são os erros mais comuns ao fazer molho carbonara. Mas como evitá-los? Para começar, separe a clara da gema. Em seguida, misture as gemas com o queijo e os temperos fora da panela. Essa técnica deixa a consistência final mais espessa e evita que os ovos cozinhem tão rápido a ponto de virarem ovos mexidos.
Em seguida, vem o grande pulo do gato: adicione a mistura de ovos fora do fogo! Quando o guanciale estiver dourado e misturado ao macarrão na panela, retire-a do fogo. Somente então, adicione a mistura de ovos. Com um pegador ou garfo, misture rapidamente para criar uma emulsão e uma consistência cremosa.
Com tudo bem misturado, retorne a panela ao fogo baixo e adicione uma concha da água do cozimento da massa. Essa água, rica em amido, ajudará a dar mais consistência ao molho. Mexa por apenas um minuto e pronto! Com esse truque simples, seu molho carbonara ficará cremoso, suculento e perfeito para qualquer refeição!
Veja também: 9 tipos de macarrão que combinam muito com molho carbonara
Veja outros erros comuns ao fazer molho carbonara
O erro mais comum no preparo do molho carbonara é adicionar os ovos diretamente na panela em fogo, mas não o único! Muita gente gosta de utilizar creme de leite na receita para dar um toque extra de cremosidade, o que é considerado um “crime gastronômico” na Itália! O ingrediente não está no molho carbonara original, tirando a autenticidade do prato. Além disso, não há a menor necessidade de adicioná-lo, já que a emulsão da gema com queijo e guanciale (ou bacon) é o suficiente para garantir a consistência cremosa.
Outro erro comum ao fazer molho carbonara é o exagero de sal. Tanto o guanciale quanto o queijo já são bem salgadinhos, principalmente se for usado pecorino ou parmesão. Por isso, é importante dosar bem a quantidade de sal adicionado no macarrão carbonara para não deixar que o sabor tome conta e atrapalhe o gosto final. Por fim, tenha atenção no ponto da massa: ela deve estar sempre al dente! Isso é importante porque o macarrão continuará cozinhando no molho carbonara.
Veja também: Como cozinhar massa al dente?
Qual o melhor queijo para carbonara?
O molho carbonara tradicional leva queijo pecorino, conhecido por seu sabor salgado, picante e marcante. No entanto, como é menos comum e difícil de encontrar no Brasil, o queijo parmesão é uma excelente alternativa. Embora um pouco menos intenso, ele mantém o sabor salgado e a picância característicos. Outra opção é o Grana Padano, um queijo italiano com sabor intenso e notas amanteigadas.
O Queijo Parmesão Cilindro Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, é uma ótima opção para um autêntico molho carbonara. Ele é retirado da porção mais nobre do queijo, garantindo um sabor marcante e textura macia que facilita ao ralar. O Queijo Parmigiano Reggiano Galbani é outra sugestão perfeita para quem busca sofisticação. Sua intensidade e sabor mesclam notas adocicadas e picantes. Já o Grana Padano Galbani se destaca pelo gosto levemente amanteigado e frutado, adicionando um toque único à sua refeição. Assim como o Parmigiano Reggiano Galbani, ele apresenta o selo DOP, indicando que são importados diretamente de produtores italianos autorizados. Assim, os produtos Galbani levam o autêntico sabor da Itália diretamente para a sua mesa!
Como fazer macarrão carbonara: veja o passo a passo!
Ingredientes:
- 400g de macarrão espaguete
- 200g de guanciale (pode trocar por pancetta ou bacon sem defumação)
- 5 gemas (ou 4 gemas + 1 ovo inteiro, se quiser um pouco menos cremoso)
- 100g de Queijo Parmesão Cilindro Galbani (ou Queijo Parmigiano Reggiano Galbani ou Queijo Grana Padano Galbani)
- Pimenta-do-reino moída na hora
- Sal a gosto (com moderação)
Modo de preparo:
- Corte o guanciale em cubos pequenos. Coloque-os em uma frigideira em fogo baixo e deixe dourar. Reserve na própria frigideira com a gordura;
- Ferva 4 litros de água e, quando estiver começando a ferver, adicione o sal. Acrescente o macarrão e deixe cozinhar até ficar al dente. Separe cerca de ¾ de xícara da água do cozimento e escorra o restante. Reserve;
- Em uma tigela, misture as gemas com o Queijo Parmesão Galbani e a pimenta-do-reino a gosto. Misture bem até formar um creme uniforme e espesso;
- Transfira o macarrão já cozido para a frigideira com bacon no fogo baixo e mexa rapidamente;
- Retire a frigideira do fogo e adicione a mistura de ovos e queijo. Mexa bem e rápido para que o calor da massa cozinhe os ovos lentamente, formando um molho bem espesso e cremoso;
- Volte com a frigideira ao fogo baixo e adicione a concha de água do cozimento do macarrão. Mexa rapidamente e desligue o fogo;
- Sirva o macarrão carbonara e finalize com mais Queijo Parmesão Galbani ralado para dar o toque final especial.