Um dos ingredientes mais tradicionais da culinária italiana é o queijo parmesão! Com um sabor marcante e salgado e sua textura firme, ele é muito mais do que apenas uma opção para finalizar pratos. O queijo parmesão é ideal para trazer muito mais cremosidade e um sabor intenso às refeições, transformando uma receita simples em um prato digno de restaurantes italianos. E claro, quando falamos do verdadeiro sabor italiano, os produtos Galbani são perfeitos para as receitas abaixo. Do clássico risoto do prato principal ao carpaccio de entrada, a seguir você vai conferir combinações deliciosas com queijo parmesão. Confira!
Saiba mais: Qual a diferença entre queijo parmesão e Grana Padano?
1) Risoto de abóbora
A história do clássico risoto é tão antiga que não existem referências concretas da sua origem. Segundo historiadores, a receita original foi criada na região da Lombardia, no norte da Itália, por volta do século XI. Com o passar do tempo, o prato vem sendo adaptado com ingredientes e sabores diferentes, dependendo de onde for preparado – e essa é uma das melhores características do risoto: a versatilidade. Sua base neutra feita com arroz arbóreo (ou outro arroz para risoto) deixa espaço para fazer diversas combinações saborosas.
Nessa versão, você aprende a preparar um delicioso risoto com abóbora assada e finalizar com Queijo Parmesão Fracionado Galbani – com um sabor fresquinho, salgado e levemente amanteigado. Com sua intensidade acentuada, o risoto fica muito mais saboroso trazendo um toque italiano para sua mesa de jantar!
Confira: 5 segredos italianos para fazer o risoto perfeito
2) Creme de queijo com brócolis no pão italiano
Se a ideia for servir uma receita diferente em uma noite fria de inverno. Esse creme de queijo feito com Queijo Parmesão Fracionado Galbani é servido dentro do pão ao invés de utilizar uma tigela – um preparo clássico feito com pão italiano com casquinha crocante e super saboroso!
Confira mais: Receitas de sopas e caldos italianos para preparar no inverno
3) Orecchiette com abobrinha e aspargos ao limão
O orecchiette é uma massa tipicamente italiana. Seu nome vem de “orecchia” e “etta”, que significam, respectivamente, “orelha” e “pequeno” – porque seu formato lembra uma pequena orelha. Essa massa é ideal para servir com molhos mais encorpados, como ragu de carne e molhos com vegetais como na nossa versão com abobrinha e aspargos. Para deixar o prato principal do jantar ainda mais gostoso e com uma cremosidade sem igual, a dica é ralar Queijo Parmesão Fracionado Galbani por cima. Experimente!
Veja mais: Tipos de macarrão: um guia para conhecer melhor as variadas massas italianas
4) Nhoque de batata com creme de ricota e espinafre
Originalmente conhecido como gnocchi, essa massa é um clássico da culinária italiana e é muito apreciada por todo o mundo. O nhoque geralmente é preparado à base de batatas, mas você tem total liberdade de alterar a receita original e usar seu ingrediente favorito, como mandioquinha, abóbora, batata-doce ou espinafre.
Na nossa receita, você aprende a preparar um típico nhoque italiano gourmet. A massa preparada com batatas asterix é pré cozida e dourada na Manteiga com sal Galbani, servida com um molho feito com Creme de Ricota Galbani e finalizado com Queijo Parmigiano Reggiano Galbani, que apresenta um sabor muito intenso, notas frutadas e toque adocicado – perfeito para agradar paladares exigentes!
Veja também: Quais são os melhores molhos para nhoque de batata?
5) Carpaccio
O carpaccio é um típico antepasto italiano e pode ser servido como entrada em um jantar especial ou com petisco em encontros intimistas e requintados com a família ou amigos. Tradicionalmente feito com carnes nobres, como filé mignon, ele também pode ser preparado com peixes, como salmão ou atum. A carne então, é servida crua e em fatias super finas ao lado de molhos saborosos, alcaparras e queijos. Na nossa receita, a dica é investir no Queijo Parmesão Cilindro Galbani. Ele é retirado da parte mais nobre do parmesão, garantindo um sabor único, maciez e um toque ainda mais sofisticado ao prato.
Confira: 8 dicas para montar uma tábua de frios irresistível para o Natal e Ano Novo