Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Como harmonizar queijos, frutas e nuts?

11 de julho de 2025

Por Galbani

Queijos e vinhos é uma das combinações mais clássicas da gastronomia, ideal para noites de ano novo, jantares românticos e qualquer outro tipo de comemoração especial. Se quiser elevar ainda mais o nível da refeição, você pode incrementar com outros dois componentes que harmonizam muito bem: frutas e nuts. O resultado é uma mesa gourmet com alimentos de alta qualidade e uma rica experiência gastronômica. 

Mas atenção: existe uma lógica por trás dessa combinação. Cada queijo harmoniza melhor com determinado tipo de nuts e frutas. Fazer a mistura correta é a melhor maneira de aproveitar ao máximo os sabores.

Queijos, frutas e nuts: o que levar em conta na hora de harmonizar?

A doçura das frutas e o salgado dos queijos criam um contraste delicioso ao paladar quando consumidos juntos. Já os nuts entram para enriquecer a textura e complementar o sabor com seu gosto naturalmente adocicado. Para harmonizar esses três ingredientes, você deve levar em conta suas principais características. 

O ideal é que todos os sabores se equilibrem e realcem o melhor do outro, mas sem se sobrepor e/ou mascarar os demais. Por exemplo: queijos mais suaves e macios combinam melhor com frutas e nuts mais doces. Já aqueles mais intensos harmonizam bem com frutas secas e nuts de sabores mais complexos. Seguindo essa lógica, fica mais fácil fazer uma boa combinação.

Veja como harmonizar queijos, frutas e nuts!

  • Queijos duros (Parmigiano Reggiano/parmesão, Grana Padano e pecorino)

Os queijos duros são aqueles que passam por um período mais longo de maturação. Consequentemente, eles têm sabores aprimorados e intensos. Por conta disso, os queijos duros combinam melhor com frutas secas, como tâmara, damasco e uva-passa. Elas têm sabores adocicados que complementam bem esses queijos, além de trazer um toque especial ao paladar. Frutas frescas como uvas, pêra, laranja e maçã são outras que harmonizam perfeitamente. Já dentre os nuts, prefira os mais marcantes e com maior doçura. Amêndoas tostadas, avelãs, pistache e castanha-do-pará são boas opções. 

  • Queijos intensos (gorgonzola, roquefort, azul)

Por apresentarem sabores fortes e normalmente mais picantes, o ideal é que esses queijos intensos combinem com frutas de maior doçura. Prefira as mais macias, pois elas equilibram bem o paladar. Pêra, figo, manga e damasco são ótimas sugestões. Dentre os nuts, vale optar por nozes, castanhas caramelizadas e avelãs

  • Queijos médios e suaves (mussarela, prato, provolone)

Esses queijos possuem uma textura mais macia e suave, além de um sabor bem suave e delicado. Para garantir um maior equilíbrio, o ideal é escolher frutas frescas e leves. Melão, uva, pêssego e maçã são opções que combinam perfeitamente com esses queijos. Já para os nuts, o ideal é preferir aqueles mais leves, como castanha-do-pará, nozes-pecã suaves e castanha de caju.

Veja também: Tábua de frios com frutas para o verão: veja como combinar ingredientes!

Veja dicas para harmonizar vinhos com queijos, frutas e nuts!

Uma boa tábua de frios só fica completa se for acompanhada de um bom vinho! O cuidado na harmonização dos rótulos também é importante para garantir um bom equilíbrio entre sabores. Para queijos curados e mais intensos, o ideal é escolher vinhos tintos de corpo médio a encorpado e com mais taninos. Cabernet Sauvignon, Syrah e Chianti são boas sugestões. Já os queijos médios e suaves combinam melhor com vinhos brancos leves, como Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Chardonnay.

Aposte nos queijos Galbani para uma mesa com o autêntico toque italiano 

Quanto maior for a qualidade dos alimentos selecionados para a sua refeição, melhor ela será. Os queijos Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, se destacam por sua produção minuciosa e sabores irresistíveis. O Grana Padano Galbani e o Parmigiano Reggiano Galbani apresentam selo DOP, garantia de que foram importados diretamente dos produtores italianos autorizados. Ambos passam por 12 meses de maturação, o que resulta em um produto altamente aprimorado. Enquanto o Grana Padano Galbani é mais frutado, delicado e amendoado, o Parmigiano Reggiano Galbani tem um gosto mais intenso, marcante e levemente adocicado. 

Já o Queijo Mussarela Galbani possui um sabor mais suave e delicado. Além disso, tem uma textura bem macia e o ponto de derretimento ideal. Por fim, o Queijo Parmesão Galbani destaca-se por ter uma intensidade acentuada, com gosto mais adocicado e uma crocância deliciosa.

Existem três tipos para diferentes finalidades. O Parmesão Ralado Galbani já vem em tirinhas finas que facilitam no dia a dia. Já o Parmesão Fracionado Galbani te permite ralar o queijo na espessura e tamanho que desejar. Por fim, o Parmesão Cilindro Galbani é retirado da parte mais nobre da peça, o que garante um sabor mais aprimorado e uma textura um pouco mais macia, trazendo sofisticação para qualquer prato. Com essa grande variedade, você consegue criar uma boa mesa com queijos, frutas e nuts para se deliciar!

Veja também: Qual queijo usar na tábua de frios? Confira opções de queijos italianos no mercado

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito