Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Brigadeiro com requeijão? Receita inusitada viraliza na web

2 de julho de 2025

Por Galbani

Você já fez brigadeiro com requeijão? O doce mais famoso do Brasil normalmente precisa de apenas três ingredientes para ficar pronto: manteiga, leite condensado e chocolate. Porém, como é uma receita muito famosa, é claro que existem diversas variações de preparo. Uma das mais curiosas é a que leva requeijão. Para quem nunca experimentou, essa combinação pode parecer estranha e sem sentido, mas a receita viralizou na web e nós podemos garantir que o resultado é espetacular! 

Brigadeiro com requeijão fica mais cremoso e com toque gourmet 

Afinal, por que incluir requeijão na receita de brigadeiro? Porque fica extremamente gostoso! Como o ingrediente é naturalmente cremoso e macio, ele ajuda a dar consistência ao resultado final e ainda deixa a textura mais brilhante e aveludada. Além disso, o requeijão suaviza um pouco o gosto do chocolate, deixando o brigadeiro mais leve e menos doce. Isso é perfeito para quem costuma achar essa sobremesa um pouco enjoativa ou não é fã de receitas muito doces. Tudo isso faz com que o brigadeiro ganhe um toque gourmet, perfeito para fazer em uma comemoração especial ou até mesmo para quem quer vender e ganhar uma renda extra. 

Veja também: Requeijão pode substituir creme de leite?

Qual requeijão usar na receita de brigadeiro?  

Apesar de ser uma receita simples, o brigadeiro precisa de ingredientes de alta qualidade para funcionar, principalmente se estamos falando de um brigadeiro gourmet. Se isso não acontecer, o doce demora mais para chegar no ponto e ainda pode ter seu sabor final comprometido (com muito gosto de gordura ou com a consistência errada, por exemplo). 

O mesmo vale para o requeijão: é fundamental que você escolha um produto de alta cremosidade e com boa qualidade. O Requeijão Galbani, da marca nº1 de queijos na Itália, é uma ótima sugestão para impressionar no preparo do doce. De sabor intenso e único, o produto se destaca por sua consistência super cremosa e macia. Ele garante uma textura mais rica e um gosto mais acentuado em receitas variadas, sempre trazendo um toque especial de cremosidade ao paladar.

Como fazer brigadeiro com requeijão? Confira passo a passo!

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de creme de leite
  • 1 colher de sopa de Manteiga Galbani
  • 1 colher de sopa de Requeijão Galbani
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó

Modo de preparo: 

  1. Coloque a manteiga em uma panela ao fogo baixo. Em seguida, acrescente o leite condensado e o chocolate em pó;
  2. Mexa constantemente até chegar no ponto de brigadeiro. Desligue o fogo;
  3. Continue mexendo por mais 2 ou 3 minutos. Em seguida, adicione o creme de leite e o Requeijão Galbani;
  4. Mexa bem até incorporar todos os ingredientes. Depois disso, seu brigadeiro está pronto! Basta servir ou esperar esfriar para enrolar, caso queira. 

Como saber o ponto do brigadeiro? 

Fazer brigadeiro é muito fácil, mesmo com a inclusão do requeijão na lista de ingredientes. Porém, muitas pessoas têm dúvidas em relação ao ponto do doce. A verdade é que, dependendo do uso, o referencial muda. Por exemplo: a calda de brigadeiro é bem mais líquida que o brigadeiro de enrolar, que precisa ser mais sólido e firme. Para acabar com as dúvidas, veja a seguir como saber o ponto do brigadeiro em diferentes situações:

  • Calda de brigadeiro: misture os ingredientes em fogo baixo e, quando começar a levantar fervura, conte um minuto. Então, desligue o fogo. Como o objetivo é que o brigadeiro fique mais líquido, não é tão indicado usar creme de leite e requeijão nesse caso. 
  • Recheio de brigadeiro: ele não pode ser nem muito mole e nem muito duro. Para essa receita, o truque é misturar todos os ingredientes fora da panela (pode usar creme de leite e requeijão) para, em seguida, levar ao fogo baixo. Quando o brigadeiro começar a cair da espátula em blocos, está pronto. 
  • Brigadeiro de colher: o preferido de muita gente, esse é aquele brigadeiro um pouco mais mole que o de enrolar, mas ainda assim bem firme. Para saber se chegou no ponto de brigadeiro de colher, passe a espátula no meio da panela. Se o brigadeiro abrir um caminho que dê para enxergar o fundo da panela e se fechar rapidamente, está pronto. Lembre-se: adicione requeijão e creme de leite depois de desligar o fogo e mexa por cerca de 2 a 3 minutos com o fogo já desligado.
  • Brigadeiro de enrolar: clássico das festas de aniversário, esse brigadeiro requer um ponto mais firme para garantir que as bolinhas fiquem consistentes e sem desmanchar. Quando perceber que o brigadeiro está desgrudando totalmente do fundo da panela, ele está pronto. Você também pode fazer o truque da espátula: pegue um pouco do brigadeiro, espere 5 segundos e vire. Se demorar a cair, é porque está no ponto. O requeijão e o creme de leite devem entrar na panela nesse momento, mas atenção: o ideal é que isso seja feito com o fogo ainda aceso. Depois de incluir os ingredientes, mexa até chegar no ponto novamente. Apenas depois disso desligue o fogo, espere esfriar e, então, enrole as bolinhas. 

Veja também: Essas são as sobremesas italianas mais tradicionais na Páscoa

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito