Quando as temperaturas sobem, a culinária italiana também pode ser uma opção leve e refrescante, perfeita para os dias quentes. Muito mais do que pratos quentes, como risotos, lasanhas e pizzas, Itália também tem pratos frios ou servidos em temperatura ambiente que valorizam ingredientes frescos, preparo simples e muito sabor sem pesar a refeição!
A seguir, conheça pratos frios da culinária italiana que são ótimas opções para o calor, ideais para almoços leves e jantares descontraídos no verão!
Veja também: Vinhos de verão: saiba quais escolher para degustar em dias quentes
1. Pasta alla Checca: frescor e simplicidade

A Pasta alla Checca é um clássico do verão italiano. Tradicionalmente feita com massas curtas, como penne ou fusilli, ela é servida morna ou fria e leva um molho totalmente “cru”, o que garante leveza e muito frescor.
Ingredientes
- 320g de farfalle, penne, linguine ou espaguete
- 350g de tomates-cereja
- 200g de burrata
- 3g de sal
- 1g de pimenta-preta
- Manjericão a gosto
- 40g de azeite
Modo de preparo
- Em uma panela com bastante água salgada, cozinhe a massa até ficar al dente;
- Escorra a massa e transfira para uma tigela grande;
- Tempere com um fio de azeite e deixe amornar;
- Enquanto a massa esfria, corte a burrata em tiras;
- Lave os tomatinhos em água corrente e corte-os em quatro partes;
- Adicione a burrata e os tomates à tigela com a massa morna;
- Acrescente o manjericão picado à mão;
- Misture delicadamente para integrar todos os sabores;
- Ajuste o sal e a pimenta-do-reino a gosto;
- Sirva!
Se preferir, ainda pode adicionar azeitonas e alcaparras para trazer ainda mais sabor e frescor. A Pasta alla Checca é uma ótima pedida para quem busca um prato da culinária italiana refrescante, nutritivo e rápido de preparar – perfeito para dias quentes em que ninguém quer passar muito tempo na cozinha!
Confira mais: Comida italiana: pratos típicos para provar na Itália durante o verão
2. Spaghetti al Limone: leve, cítrico e elegante

Diretamente da Costa Amalfitana, onde o verão é o ponto alto do ano, o Spaghetti al Limone é um exemplo daquilo que a culinária italiana mais valoriza: simplicidade e poucos ingredientes para criar um prato elegante e irresistível. Apesar de ser servido levemente morno ou até em temperatura ambiente, seus sabores são super refrescantes – perfeitos para dias de calor.
A receita leva suco e raspas de limão siciliano, azeite de oliva, um pequeno toque de Manteiga sem Sal Galbani e Parmigiano Reggiano Galbani, que traz intensidade, sabor marcante e equilíbrio ao sabor cítrico.
O resultado é um prato leve, aromático e ideal para o verão.
Confira a receita completa de Spaghetti al Limone feito com Queijo Parmigiano Reggiano Galbani!
3. Carpaccio de carne ou peixe: frescor e praticidade à mesa

O carpaccio é um dos pratos frios mais famosos da culinária italiana. Feito com fatias super finas de carne bovina crua ou peixe branco, ele é servido bem gelado e finalizado com ingredientes que realçam seu sabor leve, fresco e delicado.
A combinação clássica leva rúcula fresca, lascas de Parmesão Cilindro Galbani, limão espremido na hora e azeite de oliva e transforma ingredientes super simples em um prato digno de entradas chiques em restaurantes renomados.
Leve, elegante e extremamente refrescante, o carpaccio é ideal como entrada ou até como prato principal em dias muito quentes. Além de saboroso, o carpaccio é uma opção que traz sensação de leveza e frescor sem abrir mão da tradição da culinária italiana.
Confira a receita completa de Carpaccio!
Veja mais: Tábua de frios com frutas para o verão: veja como combinar ingredientes!
Culinária italiana também é leve e perfeita para o verão
Esses pratos provam que a culinária italiana vai muito além das receitas quentes e encorpadas. No calor, os chefs italianos apostam em ingredientes frescos, preparos simples e queijos de qualidade, como Parmesão Galbani e Mozzarella Galbani, para criar refeições equilibradas, saborosas e ideais para os dias mais quentes. Experimente!