Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Comida italiana: os melhores pratos servidos em Roma

19 de novembro de 2025

Por Galbani

Um dos motivos que tornam a comida italiana tão popular e querida no mundo é a sua regionalidade. Cada região do país possui uma série de pratos elaborados de acordo com suas características locais, resultando na ampla e diversa culinária da Itália. 

Dentre todas as cidades que contribuem para a gastronomia nacional, Roma se destaca com uma culinária rústica, autêntica e saborosa, baseada em ingredientes simples, mas de altíssima qualidade. Os romanos criaram algumas das receitas mais populares na Itália e no mundo inteiro, da Carbonara ao Cacio e Pepe. Ficou curioso? Conheça a seguir os melhores pratos servidos em Roma!

Veja também: Como a culinária italiana influenciou a gastronomia brasileira; saiba mais!

1) Cacio e Pepe

O Cacio e Pepe é um dos pratos mais emblemáticos de Roma. Trata-se de uma massa servida com um molho simples à base de queijo e pimenta-do-reino. O Cacio e Pepe tem um sabor altamente intenso e salgadinho, com o picante da pimenta equilibrando a riqueza do queijo. Sua textura é bem cremosa e envolvente graças à emulsão do queijo, resultando em um prato quente e reconfortante para um almoço ou jantar delicioso. Tradicionalmente, o Cacio e Pepe é feito com queijo Pecorino, mas o Parmesão é um excelente substituto para quem quer manter a intensidade, mas também amenizar um pouco o toque salgado. 

2) Carbonara 

Um dos pratos mais famosos da culinária italiana é a Carbonara, receita que tem sua origem em Roma. A massa é servida com um molho feito de ovos, guanciale (ou bacon) e queijo. Essa combinação proporciona um sabor altamente rico, salgadinho e levemente defumado. A textura é cremosa e aveludada, sem pesar a massa. O Macarrão à Carbonara é uma ótima opção de almoço ou jantar em dias frios, trazendo uma deliciosa sensação de aconchego e riqueza de sabores. Essa receita também é tradicionalmente feita com Pecorino, mas o Parmesão ou o Grana Padano são excelentes substitutos para quem deseja uma versão mais delicada e equilibrada. 

Veja também: Molho carbonara: o erro que quase todo mundo comete (e como evitar)

3) Stracciatella alla Romana

Roma também é o berço de alguns caldos e sopas que fazem sucesso por toda a Itália, como a clássica Stracciatella alla Romana. O prato consiste em uma sopa leve feita com caldo de galinha e uma mistura de ovos batidos, queijo ralado e noz-moscada. Quando essa mistura é adicionada ao caldo quente, forma “fios” que dão origem ao seu nome: “Stracciatella” vem de “Stracciare”, que significa “Rasgar” em italiano. A receita é suave, salgada e levemente amanteigada. A Stracciatella pode ser preparada com Pecorino Romano ou com Parmigiano Reggiano, o parmesão original produzido na Itália. 

4) Amatriciana 

Um dos molhos de macarrão mais tradicionais também foi criado em Roma. A Amatriciana é feita à base de tomate, guanciale e queijo (tradicionalmente o Pecorino, podendo ser substituído pelo Parmigiano Reggiano para um sabor intenso, mas menos salgado). Ideal para comer em almoços e jantares de dias frios, o molho Amatriciana se destaca por sua consistência mais encorpada, com pequenos pedaços de guanciale. O sabor final combina o ácido do tomate com o salgado do queijo e o defumado do guanciale: ou seja, é um prato altamente rico e marcante! 

5) Supplì al Telefono

O Supplí al Telefono é um dos aperitivos mais populares em Roma, sempre presente em lanches e entradinhas. Ele consiste em um bolinho de arroz empanado e frito, recheado com molho de tomate e queijo derretido. O resultado é uma textura crocante por fora e incrivelmente cremosa por dentro. A mussarela é o queijo mais tradicional no supplí, justamente por derreter com facilidade e proporcionar aquele delicioso efeito “puxa-puxa” ao morder o petisco.

Veja também: Arancini x supplí: qual a diferença entre os bolinhos italianos?

6) Pasta alla Gricia

Apesar de ser menos conhecida fora da Itália, a Pasta alla Gricia é extremamente popular no país, especialmente em Roma, seu local de origem. A receita é considerada a “mãe” da Carbonara e da Amatriciana, destacando-se pelo sabor rico, salgado e levemente defumado. A Pasta alla Gricia é feita com guanciale, queijo e pimenta-do-reino, sem tomate e nem ovo. O prato é super cremoso graças à emulsão do queijo (Pecorino ou Grana Padano) com a gordura do guanciale, sendo ideal para almoçar ou jantar em dias frios ou amenos. 

7) Pizza al Taglio

A Pizza al Taglio é a versão mais típica da pizza romana. Crocante por fora e macia por dentro, ela é assada em grandes tabuleiros retangulares e cortada em pedaços. A massa é mais grossa, leve e crocante, podendo receber recheios variados. As coberturas mais tradicionais normalmente incluem queijo mussarela, tomate e azeite. A Pizza al Taglio costuma ser consumida pelos romanos como uma refeição rápida ou durante o lanche em qualquer hora do dia. 

Veja também: Massa de pizza napolitana x romana: quais as diferenças?

Queijos Galbani trazem o sabor de Roma para sua casa!

Comer esses pratos romanos em Roma é uma experiência gastronômica inesquecível! Porém, você também pode reproduzir essas delícias na sua própria casa. O queijo é um dos ingredientes mais usados na culinária italiana, e está presente em todos os pratos desta lista. A nossa dica é apostar nos Queijos Galbani, a marca nº1 em queijos na Itália, para trazer o sabor autêntico de Roma diretamente para a sua cozinha!


O Queijo Parmigiano Reggiano Galbani e o Grana Padano Galbani apresentam selo DOP de qualidade, indicando que foram importados diretamente da Itália. Ambos têm produção 100% artesanal e longa maturação, sendo que o primeiro é mais intenso e levemente adocicado, enquanto o segundo é mais delicado e amanteigado. Já o Parmesão Galbani de origem nacional se destaca por sua crocância e intensidade marcante. Por fim, a Mozzarella Galbani possui uma textura macia e sabor delicado ao paladar. Com essa seleção diversificada de queijos Galbani, você reproduz o verdadeiro toque italiano na sua cozinha! 

Veja também: Comer como um local na Itália: o que pedir em Roma, Nápoles, Florença e Milão

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito