Mais do que apenas parte do cardápio, as receitas italianas são parte da cultura do país! Elas carregam histórias que atravessam muitas gerações e representam um sentimento de comida caseira sofisticada e preparada cheia de carinho. Ao viajar pelas diversas regiões, você encontrará entradinhas chiques, massas saborosas e sobremesas irresistíveis. Confira alguns dos pratos italianos que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem!
Saiba mais sobre a cultura italiana: Não é só massa: veja os detalhes que tornam a culinária italiana tão especial
Quais são as principais receitas italianas? Essas não podem faltar no seu roteiro de viagem!
1) Lasanha à bolonhesa
Um dos pratos mais amados do mundo, a lasanha à bolonhesa combina camadas de massa fresca, molho de carne à bolonhesa, bechamel e queijo gratinado. A receita é perfeita para acompanhar um almoço em família e pode ser encontrada no cardápio de praticamente todas as trattorias italianas! Dica: quando for preparar esse prato italiano em casa, finalize com uma camada generosa de Parmesão Ralado Galbani para garantir aquela crostinha gratinada dourada irresistível!

Confira: Aprenda a fazer um autêntico ragu à bolonhesa italiano
2) Risoto milanês
Típico de Milão, o risoto milanês é preparado com arroz arbóreo e açafrão, que dá cor e aroma únicos ao prato! Sua textura cremosa A textura cremosa do arroz se combina perfeitamente com o sabor adocicado do açafrão e transforma uma receita clássica que pode ser simples em um prato italiano autêntico e cheio de personalidade. Para harmonizar e deixar a viagem ainda mais saborosa, a dica é degustar o prato ao lado de um vinho branco em uma noite romântica e muito especial!
Não se esqueça de finalizar o prato com bastante queijo! A dica é apostar no Grana Padano Galbani ralado na hora, que vai trazer um sabor delicado, fresco e levemente adocicado.

Confira: 5 segredos italianos para fazer o risoto perfeito
3) Espaguete à carbonara
Feito com ovos, queijo, pancetta, bacon ou guanciale e pimenta-do-reino, o carbonara é um prato clássico por todo o território italiano (e também ao redor do mundo) e faz muito sucesso por seu sabor intenso e textura aveludada. Por isso, se a ideia for experimentar um prato italiano famoso em seu mais alto nível de autenticidade, o carbonara é a escolha certa para o roteiro gastronômico na viagem!

Saiba mais: Quais são os tipos de carbonara? Conheça as variações surpreendentes
4) Bucatini all’Amatriciana
Essa massa, típica da região do Lácio, leva molho de tomate, guanciale e queijo pecorino! O bucatini, parecido com o espaguete, tem um pequeno furo no centro que ajuda o molho a se infiltrar e intensificar o sabor. Nesse prato, você pode experimentar a verdadeira tradição de massa fresca italiana envolvida em um molho suculento! Experimente finalizar com Parmesão Galbani Ralado para realçar o molho.

5) Polenta com ragu de carne
A polenta cremosa é uma verdadeira tradição, principalmente no norte da Itália. Por isso, se cidades como Milão, Bolonha, Veneza e Verona estiverem no roteiro, esse prato italiano cremoso e cheio de sabor é a pedida perfeita para incrementar o checklist de comidas indispensáveis na viagem. A receita é feita com fubá e servida com ragu de carne cozido lentamente – que praticamente derrete na boca! O segredo em mexer constantemente e usar queijos que tragam untuosidade. Experimente finalizar o prato italiano com Parmigiano Reggiano Galbani para adicionar aroma, intensidade e sofisticação.

Saiba mais: Aprenda como fazer polenta à moda do norte da Itália (com ragu de carne)
6) Nhoque de batata
Simples, delicado e cheio de sabor, o nhoque é um dos pratos mais reconfortantes da Itália. Pode ser servido com molho de tomate, pesto e muitos outros tipos de molhos. É um preparo típico italiano que não pode ficar de fora do seu roteiro!

7) Pizza Margherita
Não dá para viajar pela Itália sem experimentar um clássico da culinária local: a pizza. Nascida em Nápoles, a pizza Margherita é um símbolo da culinária italiana: molho de tomate, mussarela fresca e manjericão. Uma combinação simples, mas perfeita!

Confira: Por que a pizza marguerita voltou a ser tendência entre os pizzalovers
8) Supplí
O supplí é uma especialidade romana! Você os encontra servidos como antepasto (entrada) em pizzarias por todo o país ou como comida de rua – por seu tamanho pequeno e prático, é um ótimo petisco para ser consumido rapidamente. Esse prato italiano nada mais é do que um delicioso bolinho arroz, mas com um diferencial especial: ele é feito com risoto, que deixa a massa muito mais saborosa e sofisticada! Eem geral recheado com bastante queijo ou molho de carne.

9) Focaccia
Criado em Ligúria, na Riviera Italiana, a focaccia é um clássico das entradas em restaurantes e dos lanches da tarde sofisticados em padarias tradicionais. O prato italiano é bem parecido com uma pizza, mas sua massa é grossa, salgada e regada com bastante azeite. Seus recheios, servidos em menor quantidade em comparação a uma pizza, geralmente são alecrim, queijos – como os Galbani, a marca número 1 em queijos na Itália –, azeitonas, ervas e até mesmo flores comestíveis para trazer um toque de sofisticação. Confira a receita de Focaccia de parmesão, tomate e alecrim e experimente a essência italiana em casa!

Confira: Qual é a diferença entre pizza e focaccia?
10) Tiramisu
As sobremesas são indispensáveis para fechar o roteiro gastronômico de pratos italianos. Além dos clássicos gelatos, o tiramisu é um dos doces tradicionais que não podem ficar de fora da sua lista! Feito com biscoitos embebidos em café e creme de mascarpone, a sobremesa é irresistível e deixa aquele gostinho de quero mais!

Qual é a comida mais popular na Itália?
Com tantas opções e uma culinária tão diversa, dizer um único prato seria injusto! Mas, sem dúvida, as massas e o queijo parmesão são pilares da culinária italiana e encontram-se em quase todas as mesas. O queijo parmesão, em especial, é tão valorizado que aparece como ingrediente perfeito para finalizar muitas receitas e como símbolo de qualidade da gastronomia italiana. Experimente o Queijo Parmesão Galbani, um produto com qualidade italiana certificada, para que você possa experimentar sabores autênticos sem sair de casa!
Veja também: Comer como um local na Itália: o que pedir em Roma, Nápoles, Florença e Milão