As pizzas são um preparo clássico da culinária italiana. Independente do sabor, elas são ideais para um jantar especial e conquistam o paladar de qualquer pessoa. Você sabia que é possível preparar uma autêntica pizza italiana em casa sem ter muito trabalho? Para isso, antes de tudo, você precisa saber a diferença entre os preparos da massa: elas influenciam diretamente no sabor, na textura e na digestão da pizza.
A seguir, agrupamos tudo o que você precisa saber sobre a massa de pizza de fermentação natural e a de longa fermentação. Confira as dicas e sugestões, escolha qual preparo combina mais com sua ocasião e se delicie com o sabor italiano sem sair de casa!
Confira também: Você comeria? 10 sabores de pizza inusitados para provar ao redor do mundo
Como funciona a fermentação natural para pizza?
O fermento natural – também chamado de levain, sourdough starter, massa madre, lievito naturale ou massa azeda – é um produto natural, composto por microrganismos que, em conjunto com água e farinha, promovem a fermentação de massas de pizza, pães e outros produtos de panificação.
Como ocorre a fermentação? Durante o processo, as leveduras (o fermento) produzem dióxido de carbono, criando bolhas de ar na massa. Além disso, ocorre a produção de etanol – que é convertido em ácidos orgânicos que contribuem para o sabor e textura.
Vantagens da fermentação natural
- Digestão: as enzimas produzidas pelas leveduras na fermentação realizam a pré-digestão dos amidos e açúcares presentes na massa, além de quebrar o glúten. essa forma, ao chegar ao organismo, o alimento já se encontra parcialmente digerido, reduzindo significativamente o esforço digestivo necessário.
- Sabor: a massa de fermentação natural apresenta um sabor mais complexo, com notas levemente ácidas e agradáveis.
- Textura: a fermentação natural proporciona uma crosta com boa textura e uma ligeira elasticidade. Seu miolo é macio e, por isso, até mesmo sendo uma pizza de massa fina, a pizza é irresistível!
- Nutrientes: durante o processo, há a redução dos fitatos do trigo. Essas substâncias interferem na absorção de nutrientes.
- Índice glicêmico: o processo de fermentação ajuda a reduzir o índice glicêmico na massa, o que pode ajudar a evitar picos de glicose no sangue.
A partir da fermentação natural, a massa de pizza pode levar até 48 horas para ficar pronta, mas o resultado é um prato saboroso, perfeito para quem aprecia uma experiência gastronômica caseira e sofisticada.
O que é uma massa de longa fermentação?
A longa fermentação não depende de fermento natural. Ela utiliza o fermento biológico comum (seco ou fresco), e permite que a massa descanse por longos períodos – de 12 a 72 horas -, geralmente na geladeira, para fermentar de forma lenta e controlada.
Benefícios da longa fermentação:
- Massa leve, elástica e aerada
- Sabor mais suave e levemente adocicado
- Digestão mais fácil em relação a massas fermentadas rapidamente
- Menor acidez, ideal para todos os paladares
- Mais fácil de controlar e preparar em casa
Esse método é o favorito de muitas pizzarias modernas que buscam eficiência e praticidade sem abrir mão da qualidade.
Qual fermentação escolher?
Não existe uma resposta correta para esse questionamento. Na verdade, tudo depende do seu tempo, paladar e objetivo. Se você busca um sabor mais rústico e artesanal, a fermentação natural é a escolha ideal. Já se quer praticidade e leveza, a longa fermentação entrega excelentes resultados com menor complexidade no preparo.
Independentemente da massa, a escolha dos ingredientes da cobertura faz toda a diferença para entregar uma pizza saborosa e super recheada!
Queijo Mussarela Galbani: sabor e cremosidade que fazem a diferença
O Queijo Mussarela Galbani tem um sabor suave e fatias soltinhas para rechear sanduíches e petiscos com praticidade, além de ser a opção perfeita para fazer parte da base de qualquer sabor de pizza – até mesmo as doces. Além de saborosa, a Mussarela Galbani tem um ponto de derretimento perfeito, ela proporciona elasticidade ideal e uma cobertura uniforme, valorizando tanto massas de fermentação natural quanto de longa fermentação! Adicione um toque italiano às suas receitas com o queijo que os brasileiros adoram!
Confira também: Pizza doce leva queijo? Descubra como são feitas as tradicionais
Sugestões de sabores de pizza com Mussarela Galbani
Seja qual for a base escolhida, aqui vão sugestões de recheios deliciosos para realçar ainda mais o sabor da sua massa com a Mussarela Galbani:
Margherita clássica
- Molho de tomate pelado
- Queijo Mussarela Galbani
- Folhas frescas de manjericão
- Azeite extravirgem
Quatro queijos
Calabresa com cebola roxa
- Queijo Mussarela Galbani
- Linguiça calabresa fatiada
- Cebola roxa fininha
- Orégano a gosto
Abobrinha com ricota e limão-siciliano
- Queijo Mussarela Galbani
- Abobrinha grelhada
- Creme de Ricota Galbani
- Raspas de limão-siciliano e pimenta-do-reino
Pizza com presunto cru e rúcula
- Queijo Mussarela Galbani
- Presunto cru italiano
- Rúcula fresca
- Finalize com lascas de parmesão e fio de azeite
Veja mais: Sabores de pizza italiana: conheça os recheios mais desejados
Agora que você conhece as diferenças entre fermentação natural e longa fermentação, pode escolher o método que mais combina com seu estilo. Seja qual for a escolha, capriche na cobertura com a Mussarela Galbani!